The Ballad of the Sad Café

O texto abaixo é de uma escritora americana dos anos 40/50, chamada Carson McCullers. Esse texto [extraído de "The Ballad of the Sad Café"] eu li pela primeira vez em 1992 e veio à tona sábado, numa conversa sobre o amor, o amado e o amante. O texto não fala do amor perfeito, conclusão: fala do amores que a gente vive de verdade. 
"O amor é uma experiência conjunta entre duas pessoas (mas isso não significa que é uma experiência parecida para as duas pessoas envolvidas). Existe o amante e o amado, mas esses dois vêm de países diferentes. (...) O valor e qualidade de qualquer amor é definido só pelo amante. É por isso que muitos de nós preferem amar do que ser amado. Quase todo mundo quer ser o amante. (...) O amado teme e odeia o amante e com a melhor das razões. Pois o amante está sempre tentando desnudar quem se ama. O amante deseja qualquer possibilidade de relação com a pessoa amada., mesmo que essa experiência possa lhe trazer apenas a dor."
[E você, por quantas vezes foi o amante? Por quantas vezes, amado?!]

Comentários

  1. Na verdade, sempre preferi ser o amado, pois deste modo não sofro pela perda... E meio que me obriguei a que sempre fosse assim. Não me arrependi, até hoje.

    Volta e meia acho que serei o amante. Mas minha parte racional lembra que a defesa tem que estar sempre guarnecida. E dou um jeito de que as coisas se acertem.

    O que não quer dizer que eu não possa amar verdadeiramente. Posso e faço. O que acredito não poder fazer é me apaixonar verdadeiramente.

    Beijos, saudades,

    GE.

    ResponderExcluir
  2. Mas sabe, isto é a pura verdade... O amante e o amado são de mundos diferentes, lados opostos e nunca uma relação será a mesma para ambas as pessoas. Pelo menos comigo é deste modo. E com todos os meus amigos.

    Sem querer ser machista, mas sendo um pouco, o homem tende a ser sempre o amado. Exceto em ocasiões (raras, mas existem e os conheço) onde o cara é muito sensível. O que, aliás, nenhuma mulher deve gostar muito, hehehehehehehehe.

    Beijos de novo,

    GE!

    ResponderExcluir
  3. Amante sempre!!!! Quero o amor em meus olhos e não nos olhos de alguém! De que adianta o amor estar a minha frente se não posso enxergá-lo? Prefiro ter o prazer de viver admirando uma bela obra de arte do que tê-la e não compreendê-la.
    É isso rssss
    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Excelente o texto, parabéns, o blog também é bom demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Como paulo comentou ... prefiro ser o amado, evitando o sofrimento futuro, mas claro que não consigo sempre e sou um amante em algumas momentos... mas sempre com um pé atras !!

    Excelente texto !!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. É verdade, quando a gente "quer" alguém (ou seja é o amante), nós aproveitamos todas as oportunidades de vivência e de "ficar junto". Muitas vezes nem percebemos que a outra pessoa pode se sentir sufocada com isso. Só mesmo quando vivemos "o outro lado", é que tomamos pé dessa situação.

    ResponderExcluir
  7. Também sou contra a "felicidade comprimida", tal como você deixou no comentário.

    Hoje, com relação ao teu post, eu te respondo nos dois blogs Mude.

    Com um texto sobre a individualidade violada numa relação não democrática, e outro sobre a amor-relâmpago.

    abraços, flores, estrelas..

    ResponderExcluir
  8. Texto muito bom mesmo!
    Mas existe uma força mais forte que ultrapassa esses rótulos de amante/amado!...

    Bjos!
    Kemp

    ResponderExcluir
  9. já vivi os dois, e essa alternância é a pior das faces.
    gosto mesmo é da simultaneidade do amor. não acredito mais no amor que não consegue coexistir, esse deve ser uma paixão rancorosa disfarçada de amor que voltou pra se vingar de sabe Deus o quê.
    então, discordo de McCullers.
    em todo caso, o texto é uma reflexão necessária.

    Paz!

    ResponderExcluir
  10. Nesse caso falta um passaporte, já que moram em países distintos
    ;)

    Abração!
    Kemp

    ResponderExcluir
  11. Daí tira-se um novo termo... talvez um amadante... ;)
    Grandes abraços!
    Kemp

    ResponderExcluir
  12. Estou reflexivo qto ao texto!!!

    Hehehehe...

    As coisas aqui andam de boa qualidade!!!

    Preciso frequentar mais vezes!!!

    Um gde bjo!!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Precisava vir aqui comentar meu próprio post...risos!!! É que esse texto da Carson McCullers é sempre muito próximo. Confesso ter praticado mais a minha porção "amante", e isso significa que tornei alguns sentimentos maiores do que realmente eles são... concordo com o comentário aparentemente "machista" do Paulo (meu par de olhos verdes prediletos, pra quem ainda não sabe! Risos...)que nós mulheres temos uma tendência a "praticar a amante que existe em nós". Mas discordo quando ele diz que quando o "macho" é o amante da relação, ele é um tanto "sensível"... Quer saber de uma coisa?! Acho o máximo o "homem amante"... que desenha toda história e nós mulheres ficamos naquela angústia toda sem saber qual vai ser o próximo passo... Realmente poucos homens sabem assumir esse papel com propriedade.
    De qualquer maneira, "The ballad of the sad cafe" é apenas um texto. Assim como "How soon is now" é apenas uma música triste, que implora um sentimento. A nossa vida é mais que isso.

    [adorei os comentários aqui!!!! voltem sempre!!!]

    ResponderExcluir
  15. Serei amante muito mais do que serei amado!



    Disso eu tenho certeza!




    Abraços, flores, estrelas..

    ResponderExcluir
  16. eu sempre fui amante, hoje nem isso. acho que amado, nunca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário